Sustentabilidade

Swaddle: O que é, benefícios e como fazer

O que é o swaddle?

O swaddle é uma técnica em que envolvemos o bebé numa manta para simular a sensação de conforto de quando o bebé estava na barriga da mãe. Esta é uma técnica bastante antiga utilizada um pouco por todo o mundo.

Benefícios do Swaddle

O swaddling ajuda o bebé a dormir por mais tempo e também previne o chamado reflexo de Moro que é um movimento involuntário do corpo do bebé que, normalmente, acontece nos primeiros três meses de vida e que faz com que ele acorde repentinamente. Este reflexo assemelha-se à sensação que muitas pessoas têm quando estão a ter um sonho e, de repente, parece que estão a cair.

Outro dos benefícios é a prevenção da síndrome da morte súbita infantil (SMSI). Esta síndrome acontece quando o bebé se vira de cabeça para baixo e sofre de asfixia ou então sobreaquecimento. É recomendado que o bebé durma de cabeça para cima, muitos dormem mal nesta posição, mas o swaddle ajuda o bebé nesta posição.

Até que idade é que podemos fazer o swaddling?

Os especialistas não aconselham fazer o swaddling se o bebé tiver mais de 4 meses de vida. Esta prática deve se deixar de utilizar antes do bebé fazer 6 meses, idade em que este se começa a tentar se virar sozinho. 

Como fazer?

  1. O primeiro passo é espalhar uma manta, ou uma fralda, no chão com um canto dobrado para a frente.
  2. O segundo passo consiste em colocar o bebé na manta de barriga para cima com a cabeça dele ficando por cima da dobra.
  3. Dobrar, naturalmente, o braço direito do bebé ao longo do corpo e passar a manta por cima cobrindo o peito. O braço esquerdo tem de ficar livre, por cima desta dobra.
  4. De seguida, dobra-se a parte debaixo da manta até cima, de modo a tapar os pezinhos do bebé, e prendemo-la na dobra que está perto do pescoço.
  5. Por fim, repita o passo três, mas com o braço esquerdo.   

Cuidados a ter

  • Vigilância: De modo a garantirmos que o bebé está em segurança enquanto está com o swaddle, temos de vigiá-lo para prevenir que ele não se vire de barriga para baixo.
  • Não apertar muito a manta: De modo a prevenir danos no bebé, não podemos apertar muito o swaddle. É recomendado que haja um espaço de três dedos entre a manta e o peito do bebé e que a parte de baixo esteja larga para que as pernas do bebé se mexam livremente.
  • Regule a temperatura: O bebé não pode estar muito quente enquanto estiver no swaddle. Bochechas avermelhadas ou quentes, suor, cabelo húmido e respiração rápida podem ser alguns sinais de que o bebé está com muito calor.

Como escolher a manta certa?

A manta para realizar o swaddle tem de ter um tamanho adaptado ao bebé, de forma a que o swaddle não fique muito apertado ou solto.

As mantas da Terra Ninho são ideais para esta técnica pois têm o tamanho ideal e usam 100% algodão BCI (Better Cotton Initiative), sendo assim respiráveis e confortáveis para melhorar o sono do seu bebé.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *